quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Painel das Letras


Julgue pelas capas

por Josélia Aguiar  jornalista, especializada na cobertura de livros. Assina a coluna "Painel das Letras", publicada aos sábados no caderno Ilustrada ) 


Descobri o divertido "Judge a Book by its Cover" (visite aqui, em inglês) faz um tempinho. O dono do blog é funcionário de uma biblioteca pública americana e passa o dia vendo livros esquisitíssimos pela frente. Como este aqui, com dicas para você se tornar um cara legal e popular:

Como já adianta no nome do blog, o bibliotecário explica que você deve, sim, julgar um livro pela capa: o título, a imagem, o design, enfim, quase sempre denunciam o péssimo gosto ou a ideia abstrusa que movem autor e editor. Em resumo, são livros que parecem tratar o leitor como se bobo fosse.

No blog de Almir de Freitas, encontro agora outro compêndio de obras estapafúrdias, recolhidas por um britânico em "Odd Books" (visite aqui, em inglês). Almir preparou uma série, já na terceira parte, em que comenta um a um os livros mais absurdos (aqui, em português).

Para o leitor ter uma ideia, um deles promete ensinar a "aumentar o busto com o poder da mente"; outro defende a tese de que Elvis Presley é/era "o verdadeiro Messias":

http://paineldasletras.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: