domingo, 14 de novembro de 2010

Lugares estranhos e quietos


Visite o Site: OsGêmeos

Nesta quarta feira, 20/Out, tivemos o privilégio de conhecer Wim Wenders, um dos melhores cineastas e  fotógrafo Alemão, autor de obras como Paris Texas, O Amigo Americano, Asas do Desejo, Buena Vista Social Clube entre outros. Wim chegou a São Paulo a convite da 34ª Mostra Internacional de Cinema e abriu ontem uma exposição de fotos no MASP -  “Lugares, estranhos e quietos” – composta de 23 fotografias de cidades de diferentes países. Incrível !


Tivemos uma surpresa ao visitar a exposição, onde nos deparamos com uma obra nossa fotografada por Wim em Wuppertal na Alemanha. O mais surpreendente foi a maneira como isto aconteceu, completamente por acaso… Wim relatou que sabia da existência de um túnel desativado da DB (Companhia de trens da Alemanha), que fica em volta da cidade de Wuppertal, um lugar de difícil acesso. Ao caminhar dentro deste túnel completamente escuro e longo, ele tropeçou e caiu e com uma lanterna na mão, iluminou a parede e sem querer encontrou nosso trabalho pintado nas paredes. Contou que ficou muito surpreso e que ao caminhar ao longo do túnel foi descobrindo outros personagens pintados. Esse nosso trabalho foi feito há mais de 3 anos e muito poucas pessoas sabiam que tínhamos trabalho ali dentro. 


O projeto se chamava “Out Sides” (http://www.outsides.de/ ) e o nosso trabalho, junto com o da Nina, que ficava do outro lado da parede do túnel,  se chamava “Poesia” baseado nos anos difíceis que a Alemanha passou durante a segunda guerra. Hoje pouco resta - apesar da umidade, poeira e as marcas em vermelho feitas pela DB para a manutenção do túnel, ainda pode se ver muito dos personagens. Poucos registros temos destas obras e, sem dúvida, a “descoberta” e registro de Wim foi uma forma de preservar esta história.

OsGêmeos

Nenhum comentário: