sexta-feira, 7 de maio de 2010

Do espelunqueiro...

... Ademir Assunção, só espere coisa boa pra sacudir a poeira!




Direto da Espelunca


"Francis Hime e Geraldinho Carneiro abrem a temporada deste ano do projeto Parcerias: A Voz da Poesia, idealizado por este espelunqueiro de ressaca, a partir de uma ideia bem simples: um poeta e um compositor sobem ao palco, falam sobre suas parcerias, conversam sobre as relações incestuosas e impetuosas entre poesia e música e fazem um show bem informal, muito próximo do público, com um repertório especial para aquela noite.
Ano passado foi um sucesso. Tanto que vai rolar de novo, com sete encontros de maio a julho.
Começar essa segunda temporada com Geraldinho e Francis Hime é bem legal. Muitos versos de Geraldinho marcaram algumas madrugadas insones na minha vida: “Agora bêbada você estremece / como se ainda não soubesse / em frente à porta desse bar / em que embarca sob essa vaga lua” (“Palhaço”, poema dele, música de Egberto Gismonti). Ou: “Lady Jane / respira o cheiro dos esgotos no chão / sob essas catedrais de Babel / Lady Jane / eu sinto o gosto dos esgotos no chão / sob essas catedrais / sob essa escuridão / os edifícios têm de cair (com música de Nando Carneiro e a chapante interpretação de Olivia Byington). 



Muitas melodias de Francis Hime também não me saem da cabeça - e aposto que da cabeça de muita gente por aí. Como a de Pivete (“no sinal fechado / ele vende chiclete / capricha na flanela / e se chama Pelé”). Ou Atrás da Porta: “Quando olhaste bem nos olhos meus / E o teu olhar era de adeus / Juro que não acreditei / Eu te estranhei / Me debrucei sobre teu corpo e duvidei”. Quem não lembra das parcerias com Chico Buarque?

8 de maio (18h30) – Geraldo Carneiro e Francis Hime
22 de maio (18h30) – Bráulio Tavares e Antonio Nóbrega
5 de junho (18h30) – Maurício Arruda Mendonça e Bernardo Pellegrini
19 de junho (18h30) – Marcelino Freire e José Paes de Lira (Lirinha)
3 de julho (18h30) – Arruda e Alzira Espíndola
17 de julho (18h30) – Celso de Alencar e Tom Canhoto
31 de julho (18h30) – Edson Cruz e Reynaldo Bessa 
SERVIÇO
PROJETO PARCERIAS: A VOZ DA POESIA
Idealização e curadoria: Ademir Assunção
Poetas e compositores parceiros se encontram para falar sobre poesia e música e apresentam show com ênfase em poemas musicados. Serão sete encontros quinzenais, de maio a julho, sempre aos sábados, às 18h30.
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALCEU AMOROSO LIMA
Avenida Henrique Schaumann, 777 – fone: 3082-5023
130 lugares
Entrada Franca (retirar ingresso com meia-hora de antecedência)