domingo, 6 de março de 2011

Carnis Valles


Do carnaval mesmo, eu não gosto, eu acho. Ou talvez, o que eu não gosto mesmo, seja o oba-oba "vou botar tudo de fora e desfilar na avenida". Não é pudismo. Longe disso, sou moça "sem-vergonha" sem "falsos pudores". Mas, minha sem-vergonhice passa longe deste carnaval. Minha sem-vergonhice é mental (dúvida de português: agora sem-vergonha é com hífen ou sem hífen ? tô com preguiça de olhar no dicionário... fica assim mesmo).

Eu não tenho medo de multidão, nem de música alta que rasga o céu. Na Bahia, faço como os baianos. Mas, Carnaval para mim, deveria ser todo mundo fantasiado , saindo na rua, feito foliões antigos... aí sim, eu curtiria o Carnaval. 

Curto a idéia das marchinhas carnavalescas, curto a idéia da volta ao passado, curto os sambinhas pézinho pra lá, dedinho pra cima... acho um barato, me divirto.

Agora, ligar a tv pra ver este mundo de bundas siliconadas gigantes em 3D na minha sala... curto não... gosto não.

Sempre viajei no Carnaval. Praia, sempre. Beber do mar toda a alegria, pular ondas, fazer folia. Ultimamente, nem viajando estou.

Tentei alugar uma cabana em Campos de Jordão pra levar o marido e fazer o nosso próprio Carnaval, mas até as cabanas estão em falta! Foram reservadas em DEZEMBRO e por preços espetaculares ! Puxa, como  é que pode né ? Agora vou tentar no pós-cinzas, quem sabe dá certo...




Enfim, hoje é domingo de Carnaval. Lá fora tá um silêncio gostoso, sem barulho de carro, de buzina. Passarinhos estão cantando, o marido está dormindo gostoso. Tá friozinho, mas não chove. Eu estou fazendo um bolo pra ele acordar com cheiro de casa antiga no ar. Enquanto isto, vou lembrando de onde vem o samba (nem da Globo, nem da Sapucaí, nem do Anhembi).  

O samba verdadeiro, é gostoso, tem cadência, malemolência e passa por aqui:  

Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo e Braguinha. Antônio Maria, Custódio Mesquita, Dolores Duran, Fernando Lobo, Henrique Vogeler, Ismael Neto, Lupicínio Rodrigues, Batatinha e Adoniran Barbosa. Candeia,  Francisco Alves, Mário Reis, Orlando Silva, Silvio Caldas, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira e Elizeth Cardoso . Assis Valente, Ataulfo Alves, Carlos Galhardo, Custódio Mesquita, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Pedro Caetano e Synval Silva, .Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Kéti. Candeia, Monarco, Monsueto e Paulinho da Viola.

Nenhum comentário: