terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reserva Cultural


O cinema Sul Coreano e seus filmes surpreendentes!


Poesia

Uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa ao observar a beleza do cotidiano, as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginava.

O cinema Sul Coreano e seus filmes surpreendentes!

Mr. Vingança

Primeiro filme da Trilogia da vingança, do diretor Chan-Wook Park, o filme conta a história de um surdo mudo que decide vender um rim para pagar uma cirurgia para sua irmã que está gravemente doente. Quando é enganado pela quadrilha, ele decide sequestrar a filha de um rico empresário e pedir o resgate, alem de se vingar do grupo de que o deixou sem um rim e sem o dinheiro prometido. Visualmente belo e bem conduzido, vemos a ingenuidade do protagonista, que apesar dos meios, tem uma intenção pura de salvar a vida da irmã.



Gosto da Vingança

Sun-woo é o braço direito do chefão da máfia. Incubido da missão de vigiar a namorada do chefe enquanto ele está fora e com a ordem de matar a namorada e o amante caso ele realmente exista, Sun-Woo vê a oportunidade de provar sua lealdade ao chefe. Porem, decide deixar o casal fugir. Isso faz com que seu chefe ordene sua morte. Sobrevivendo ao atentado, Sun-Woo decide se vingar de todas as pessoas envolvidas na tentativa de sua morte. Com uma atuação fantástica de Byung-hun Lee, o filme lembra vagamente o “Gosto de Sangue”, primeiro filme dos Irmãos Coen.



O Hospedeiro

Maior bilheteria do cinema Sul-Coreano, este filme marca o retorno triunfal do gênero “filme de monstro”, muito utilizado na época de King Kong e Godzilla. Quando um cientista americano comete um erro, um monstro surge num lago aos arredores da uma cidade Sul-Coreana. O Filme gira em torno da busca de um pai para encontrar o paradeiro de sua filha, que ele acredita estar viva, contando com a ajuda de seus dois irmãos. Com momentos de comédia e muita emoção, o segundo grande filme do diretor Joon-ho Bong fez história no país e merece ser visto pelos amantes do cinema.



Primavera, Verão, outono, inverno… e primavera

Uma história sobre um monge budista que educa um garotinho em uma casa flutuante. A passagem das estações marca a passagem na vida do menino, até a chegada de uma adolescente que traz uma quebra de harmonia ao local. Esse filme marca, a virada na carreira do realizador sul-coreano Kim Ki-duk, depois de títulos caracterizados por uma forte violência psicológica, de onde vemos personagens femininas fragilizadas, vítimas de abusos ou forçadas a submeterem-se física e emocionalmente.


Memórias de um Assassino

Terríveis assassinatos começam a acontecer em uma cidadezinha no interior do país. Um investigador com métodos não convecionais quer encerrar o caso de qualquer forma. A chegada de um investigador da cidade, faz com que o ego pessoal para impressionar o chefe se aflore.


 OldBoy

Grande responsável pelo ressurgimento do cinema Sul-Coreano e da abertura de portas para outros realizadores, OldBoy é um filme impecável. Uma história bem amarrada, com atuações memoráveis e um desfecho que faz com que você pense: “Porque eu não tive essa idéia”.

 


Mother – Busca pela Verdade

Mother conta a historia de uma mãe que corre a todo custo atras de provas para provar a inocência de seu filho deficiente mental, que induzido pela polícia, confessou o crime.



Caçador

Conta a história de um ex-policial, afastado por corrupção e atualmente cafetão, que está tentando descobrir quem está sumindo com suas garotas. Seria uma história simples de investigação mocinho-bandido, se não fosse o fato dos dois se encontrarem com 15 minutos de filme. Daí pra frente fica exposto a despreocupação da polícia que se preocupa mais com política e moral do que com a manutenção de um criminoso.


Lady Vingança

O Filme conta a história de uma jovem que assume a culpa de um crime, para proteger a vida da filha. O tempo passado na cadeia serve para que sua vingança seja arquitetada e todos os passos dados fora da cadeia são voltados para que seu plano seja concretizado.



Nenhum comentário: