quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Paralaxe

 " E SE FOSSEMOS CEGOS..."- ARQUITETURA PARALAXE

A visão, seus condicionamentos e possibilidades culturais é o tema que move as reflexões e projetos do curso Arquitetura Paralaxe, que parte da questão: “E se fossemos cegos?”, para provocar novas posições de ver e representar as formas e os espaços.

Na primeira parte do curso, os alunos terão como objeto de observação a cidade de São Paulo, e farão seus registros e reflexões a partir da metodologia do paralaxe - teorema geométrico, desenvolvido pelos antigos gregos, que faz o uso de vários referenciais ligados entre si, subvertendo o conceito clássico de perspectiva- que tem como referencial apenas um ponto de vista.

Na segunda etapa, os alunos irão criar apparatus óticos em diferentes suportes (desenho, texto, filme e maquete) que explorarão e representarão o espaço que existe entre o que você espera ver e que você pensa estar vendo, dialogando com as pesquisas realizadas sobre São Paulo na primeira parte do programa.

Os participantes terão a oportunidade de realizar um processo de investigação e experimentação durante 6 semanas, totalizando 44 horas; com pesquisa, manifestação crítica das idéias em textos, desenhos, filmes, maquetes e tendo constantemente a possibilidade de discutir em grupo o processo destes trabalhos que podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupo.

No final do workshop, será realizado um evento para apresentar os trabalhos realizados (apparatus oculares) ao público e alguns convidados críticos.

O curso é indicado para estudantes ou profissionais de cinema, artes plásticas, filosofia, arquitetura, literatura e artes cênicas.

Alexander Pilis de 4 de novembro a 10 de dezembro
Carga total: 44 horas - 11 encontros

Nenhum comentário: