quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Do que você tem medo ?



De cinema eu não tenho, nem do escuro, nem de diretores, nem de cenas chocantes.

Fomos assistir Anticristo no HSBC Belas Artes. Apreensivos, ansiosos, instigados. Lars Von Trier nos deixa assim, em estado de espera (sorte a minha que o marido também ama cinema, então este é sempre o nosso melhor programa em qualquer dia, a qualquer hora).

Não acho que devemos gostar de um filme porque gostamos da "pegada" de um determinado diretor, mas identificação é fundamental. Eu gosto muito do Lars, considero-o um cineasta talentoso capaz de criar cenas intensas que hipnotizam através de diálogos bem costurados. Algumas cenas, parecem telas vivas, repletas de densidade e de cores escuras febris.

Em Anticristo, seu novo filme, um casal vai à floresta para lidar com o luto da morte do filho.

A sinopse é simples, o filme não é. Confesso que gostaria muito de ser psicanalista para me despir do simples olhar e sentir, para entrar nas ramificações e interpretações que o filme trata metafóricamente.

Está tudo lá: a floresta tratada como Éden, os símbolos ocultos, a natureza tida por maligna, o ser humano com suas limitações e seus desconhecimentos e uma infinidade de sensações não explicitadas que causam aqueles incômodos que não podemos explicar mas que margeiam nossa essência.

Charlotte Gainsbourg e Willem Dafoe estão em perfeita sintonia e chega a ser aterrorizante.

Como escreveu, Nietzsche, em 1888 no livro ANTICRISTO: "Este livro destina-se aos homens mais raros. Talvez nem possa encontrar um único sequer... Só o futuro me pertence. Há homens que nascem póstumos".

Lars Von Trier, deve ser um deles...

4 comentários:

Clayton Ângelo disse...

Oi Sônia tudo bem? Esse filme entrou em cartaz semana passada, aqui em Belo Horizonte. Já o estava querendo assistir antes, agora fiquei mais curioso ainda. Irei conferir.
Grande abraço

Adriana Riess Karnal disse...

Sônia,
tbm fiquei curiosa,bela descrição...

Ricardo Rodrigues disse...

taí... fiquei com vontade de assistir... e de voltar sempre aki...

End Fernandes disse...

caramba deve ser bom! vou procura assisti =]