quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O Itaú Cultural apresenta...


... o projeto Ocupação, criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram. O evento integra uma das políticas permanentes do Instituto, que é a preservação da memória artística. Exemplo disso é o trabalho com as enciclopédias , que disponibilizam dados biográficos, imagens, vídeos e textos analíticos sobre profissionais das artes visuais, do teatro, do cinema, da literatura e das artes tecnológicas.

O que faz um artista ser referência? No caso de Nelson Leirner, que ocupa a primeira edição do projeto, destacam-se, entre outros aspectos, a atuação acadêmica. Por mais de 20 anos, Leirner participou do processo de formação de toda uma geração criativa, que, semelhante ao mestre, tem representatividade nacional e internacional. Atualmente, permanece como farol para sua classe ao continuar criando e explorando as fronteiras entre a representação popular e a arte consagrada.

A exposição é uma oportunidade para que vários perfis de público tomem contato com o artista, por meio da remontagem de obras históricas, exibidas ao lado de trabalhos recentes. É também um espaço para que a instituição direcione sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão do papel de artistas como Leirner, que “formam opinião” sobre a arte, seus movimentos e períodos.

Além das artes visuais e do teatro, Ocupação vai apresentar, ainda neste ano, um artista referencial na literatura.


Itaú Cultural


A edição atual contempla Zé Celso e seu teatro Oficina. A próxima edição será protagonizada por Paulo Leminski, poeta, romancista, letrista e tradutor (e apaixonante haicaista).


Nenhum comentário: