domingo, 12 de julho de 2009

Abertura FLAP

Estive na abertura da FLAP 2009 no dia 07/07 na Casa das Rosas, e tive dois pensamentos distintos:
1o) É importante o movimento cultural que agrega discussões com outros países e que manifesta-se pluralmente por vários espaços literários. Morar em SP é um privilégio, pois temos a sorte de contar com grandes idealizadores culturais.
2o) É importante que o primeiro dia de um evento tão marcante quanto este, seja algo impactante e que cause estranheza ou reconhecimento ou incômodo, mas que nunca nos faça sair de lá com os sentidos adormecidos como se a passagem por ali não nos agregasse conhecimento maior.
O evento em si, precisa sempre ser maior do que seus idealizadores.
Quando se lê algo como "Em lhe sendo pedido um poema de guerra" acredito que devemos lutar com as palavras que temos, e não nos intimidarmos com o desconhecido já dissecado.
Yeats, estava lá. Assim como os poetas Alfredo Fressia, Paulo Ferraz, Frederico Barbosa e muitos outros visitantes. Para ser maior, fiquei com a sensação de que faltou um arroubo (aquele mesmo, da juventude), uma chamada instigante, um "link" para tudo o que haveria de ser e para o que representa esta conquista, este evento que se propaga pelos países vizinhos.
Senti falta de sair de lá com formigamentos pelo meu corpo inteiro...
E, conhecendo os poetas que ali estavam, tenho certeza, havia muita gente boa pra fazer aquele caldeirão ferver.

Nenhum comentário: