quinta-feira, 24 de julho de 2008

Dindinha

Ceumar - Pocket Show

Morena de olhos vivos e boca viva, vinho tinto seco. De túnica - terra sobre terra - e pequeno grampo nos cabelos cheios. Nos pés nús, sandália verde de plástico e couro, lembrando melissa antiga. Nas mãos, um violão e vários "deixa eu começar primeiro" o que Dante no paraíso, sempre deixava...
Voz de passarinho que gorjeia. Em alguns instantes, lembrou Tetê (que parece ter um Xexéu preso na garganta - eita, ave bonita imitadora do canto doutras!). Em outros tempos lembrou meu antigo Itamar, velho xangô, na beira do palco (vestido de branco, nas tantas apresentações no Teatro da Fiesp) cantando baixinho "laranja madura na beira da estrada... tá bichada zé ... ou tem marimbondo no pé ...". Ai que aquele danado era bonito demais e tenho certeza que sabia disto...por isso se agigantava daquele jeito no palco.
Ceumar chegou assim neste pocket-show, para mim.
Toda faceira, toda cheia de estalos no dedo, toda cheia de dengo e de pisca-pisca nos cílios alongados. Toda armada com seu cabelo frisson, toda clara, toda abraço, toda enlace, toda inha. Dindinha. Achou!
Dante quieto, estava escrito nas letras em tantas parcerias com Tatit que até perdi as contas. De Baleiro, que eu tanto gosto, uma canção com muito futebol que não gostei muito não. De Chico César, uma saia linda azul diamantina pra vestir com blusa de flor em qualquer Minas (bem bonita Ceumar ficou dentro dela). De abraços e de bruxarias, esta feiticeira torceu o nariz e fez mandingas. Nós, público enfeitiçado, apenas ouvíamos os graves e agudos de sua delicada voz. Dante, tímido e dominado pelo menear de cabeça da musa, acompanhava a passarinha sem a perder de vista. Dante, ligeiro, era caçador de letras em tons sobre tons.

E ali, na segunda fila, eu cantarolava baixinho...

"O seu olhar lá fora...O seu olhar no céu...O seu olhar demora...O seu olhar no meu...O seu olhar, seu olhar melhora...Melhora o meu...Onde a brasa mora e devora o breu...Como a chuva molha o que se escondeu...O seu olhar, seu olhar melhora, melhora o meu...O seu olhar agora, o seu olhar nasceu, o seu olhar me olha, o seu olhar é seu...O seu olhar, seu olhar melhora, melhora o meu... "

Composição: Arnaldo Antunes/Tatit

Nenhum comentário: