sexta-feira, 6 de maio de 2011

Asas

A primeira vista

"Quando me chamou, eu vim
Quando dei por mim, tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei..."

Hoje, dia 06 de maio de 2011, meu irmão caçula faz aniversário.

Eu geralmente nunca lembro o ano que ele nasceu ou quantos anos está fazendo. Mas, eu nunca esqueço o dia que ele chegou pra alumiar nossas vidas.

Foi num domingo de sol, num dia das mães,  que este menino lindo chegou chorando e eu o tomei no colo e prometi que dele eu cuidaria, pra sempre.

Meu irmão, sempre foi meu filhinho. Foi muito esperado, muito desejado, foi muito especial e até nome de santa recebeu. 

Promessa. 

Sim, meu irmão foi feito de promessa...  "Nossa Senhora Aparecida, me ajude a ter meu filho, deixa ele nascer, deixa eu ser a mãe dele". Minha mãe não chorou pouco não... fez repouso absoluto, quase perdeu, cuidou da barriga como se fosse um relicário sagrado, sangrou, rezou, pediu e ganhou o menino mais bonito do berçário.

Ao nascer, ele ganhou o nome de CÉLIO APARECIDO, em homenagem a santinha. Porque sim, ele foi feito de promessa e até hoje nós agradecemos por este milagre lindo que aconteceu. 

Meu irmão caçula é o amor da minha vida.

Eu tô chorando agora , de bobeira... porque sou uma cabrocha muito chorona,  porque me lembrei de tantas histórias ao lado dele que passou um filme aqui, em câmera lenta de todos os nossos risos (ele tem o riso mais gostoso da família, é o que mais sorri, distraidamente) , de todos os choros (foram tantos em tantas idades diferentes), com todas nossas alegrias (e foram tantas em tantos natais, páscoas, viagens !)  e nossas tristezas (que foram poucas e marcantes e que se deus quiser, serão sempre mínimas em toda a nossa vida).

Meu irmão é meu anjo. Acho que ele nem sabe, porque pensa que eu sou a anja dele. Mas, ele que é abençoado, que foi o prometido e esperado e para quem eu peço a Deus que sempre ilumine e que traga coisas boas e que dê tudo certo nesta vida terrena dele.

Meu irmão é rico. Talvez nem tanto de riqueza material, mas ele é dono de um coração de ouro, de uma índole de ouro... meu irmão brilha feito moeda antiga.

De moeda antiga, também se faz. Feito relíquia, quer guardar o tempo na palma da mão. Guarda o desejo de ser Rei, de templo antigo, feito lenda passada. Guarda ele, espadas. E eu o guardo, em todo o meu imaginário, como o Senhor (meu menino) guardião de todas as belezas.

Meu irmão é lindo. Lindo daquela beleza que a gente não traduz, que o espelho não reflete. É lindo porque cativa, porque tem olhar doce feito doce-de-leite, porque tem abraço gostoso que é feito de criancice (que dá vontade de beijar as bochechas e bagunçar os cabelos).

Meu irmão é meu Pai. Dos filhos, com certeza, é o que mais se parece com aquele que o gerou. É o jeito de balançar os braços, é o jeito puro de dar risada, é o andar cadenciado, é o tamanho pequeno de homem grande.

Meu irmão é da minha Mãe. De caçulice é feito, e sob as asas dela viverá, protegido, amado e  mimado, eternamente.

Meu irmão caçula é metade do meio irmão do meio. Completam-se, sendo iguais e diferentes. Iguais no bem querer, iguais no coração gigante, iguais quando de costas caminham e se parecem tanto frente à frente...

Meu irmão caçula, embora não tenha lembrança de todas as histórias que meu irmão do meio conta, é o nosso bem mais precioso. Nem sabemos direito como protegê-lo, nem como contar tudo o que nos aconteceu, só nos lembramos do passado, do passado no qual ele era nosso bebê, nosso dengo, nosso eterno xodózinho... 


Eu amo meu irmão. Amo cada lembrança, cada cheiro, cada choro e cada detalhezinho da vida dele. Amo o sobrinho que ele me deu, amo o jeito carinhoso dele ser, amo até o jeito calado de quem tá distante mas que grita vontades de ajudar o mundo, de ser bombeiro, de ser herói sem acidentes.

Meu irmão faz aniversário hoje e eu nunca me lembro quantos anos ele tem... quantos anos está fazendo... nem me importa, nem quero saber... 

O menino que carreguei no colo por tantos anos, hoje é um homem, e me carrega no peito, no ombro, nas costas... tenho certeza, me carregará sempre. Porque dele, eu sou irmã, também sou mãe, também sou amiga, também sou a Anja (que ele acredita) e se Deus quiser eu o protegerei, como prometi quando ele nasceu... pra sempre.

"ô meu amor, minha vida, vem aqui pra eu te encher de beijos!!!" 


29 anos !!! 


"Cê parece um anjo

Só que não tem asas iaiá
Oh meu Deus!
Quando asas tiver
Passe lá em casa...(2x)

E ao sair
Pr'as estrelas
Eu vou te levar
Com a ajuda da brisa do mar
Te mostrar onde ir.."

(Maskavo)

7 comentários:

Anônimo disse...

queria ser teu irmão também, que texto emocionante. bruno - mg

Anônimo disse...

Salve, Pitel!!!

Vida longa a esse menino amado!!!

renata disse...

coisa linda esse amor e essa escrita!

: A Letreira disse...

Amor demais, dentro do peito, que arrebenta...rs.. e não vou trocar a foto dele (descabelado)..r.s.

tutaméia disse...

bonita homenagem.
bom que gostou do blog da tuta.
só pena que ele anda um pouco tomado por moskas...mais que borboletas.. =)
logo logo renasco pra escrever um pouco mais.
tuta =)

Empório Jaburu disse...

Cadê essa querida letreira, que nunca mais foi tomar uns goles de lirismo no Empório Jaburu?

Passa lá, meu amor.

Empório Jaburu disse...

O gato já está no Empório, espiando o mundo de sobre as sacarias...

Obrigado pelas palavras inconfundíveis, agora a poeira vai turbilhonar infinitamente...