segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Viajo e volto, preciso, te amo.



Não sou "embalista" e só assisto filmes que quero mesmo. Alguns são bons, outros são horríveis. "viajo porque preciso, volto.. " eu não assisti ainda. Algumas pessoas assistiram e não gostaram, outras... gostaram até demais. Eu não vi, eu não sei. Mas, quando leio este título me dá uma vontade danada de abrir uma agenda antiga e escrever... escrever um conto, uma resenha, algumas impressões, qualquer coisa! Título bom demais, bonito demais, amei mesmo.

Apesar do nome, a película ainda não me deu coragem de ver (tem que ser num dia triste em mim, onde a aridez faça sentido e o filme ganhe em sensibilidade). Daí, eu direi, se é bom ou não, para mim. Para você, talvez...

SINOPSE:
José Renato, geólogo, 35 anos,  é enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que  atravessar todo o Sertão;  região semi-desértica,  isolada,  situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o  possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das  águas do único rio caudaloso da região.

Para muitos dos habitantes da  região, o canal será uma solução, uma possibilidade de futuro, de esperança.  Mas, para aqueles que moram em áreas por onde fisicamente o canal passará,  ele significa desapropriação, partida, perda. Muitas dos lugares por onde  José Renato passa, serão submersas; muitas das pessoas e famílias que ele encontra, serão removidas.

No decorrer da viagem, nos damos conta  que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o  vazio, uma certa sensação de abandono, de isolamento. Aos poucos,  descobrimos que ele também acabou de ser abandonado pela sua companheira. O  desolamento da paisagem parece ecoar em José Renato e a viagem vai ficando  cada vez mais difícil. A pesquisa geológica vai sendo contaminada pela  sensação de desamparo, pela saudade incessante da ex-mulher, por uma vontade  de voltar pra casa.

Mas, ele decide ir em frente, seguir   viagem,  na esperança que a travessia transmute seus sentimentos.  Assim como um astronauta depois de atravessar o espaço sideral, assim como  um marinheiro depois de cruzar um oceano – para José Renato, nada mais será  como antes. (Fonte: Site do Filme)

Nenhum comentário: