domingo, 31 de outubro de 2010

40º Presidente



Eu tenho vergonha de dizer que aqui é o meu País. 

Tenho vergonha não pelas pessoas, pelas ruas e vielas, pelos becos rotos.  Tenho vergonha porque me sinto culpada, porque acho que você é culpado, porque ficamos na zona de conforto... "pior do que está não fica..."

Somos todos culpados, porque pior do que está fica sim, e fica muito !

Não sou hipócrita e não queria Gandhi, nem Mandela... Mas, quando foi que eu deixei de ser aquela garota de 16 anos, que brigou para tirar título de eleitor porque queria escolher, que queria votar (porque o povo brigou tanto para ter este direito!). Quando foi que eu deixei de ser uma cara pintada e de gritar com plenos pulmões "porrada, nos caras que não fazem nada" ?

Eu não sei, mas eu me tornei uma pessoa assim. Involuntariamente conformista e conformada. E, hoje, ao acordar de manhã com a obrigação de votar ( porque vontade eu não tenho e nem quero ) eu tive vergonha de ser brasileira.

Talvez este País mereça mesmo os líderes que tem. E, como opção temos dois candidatos, completamente sem lutas, sem grandes vitórias, sem carisma, sem méritos, sem nada.

13   PT       DILMA
45   PSDB   SERRA


Seja sincero, você acreditou em algum deles ? Você confia nestes dois seres humanos que dizem que vão governar o seu país, para você ter uma vida melhor ? Você acha que eles não roubarão ? Que serão idôneos ? Você olha para eles e sente uma profunda admiração pelos ideais defendidos ? Aliás, eles defenderam algum ideal ? 

Só não voto NULO porque não quero depois me eximir da culpa. Porque eu acredito mesmo que eu tenho culpa, que você tem culpa, que somos todos culpados. 

Eu queria ainda agitar bandeiras e bradar revoltas, mas sabe o que farei ? Eu sairei da minha casa confortável, vestirei um bom jeans e um bom tênis, passarei meu perfume discreto e votarei. Encontrarei alguns conhecidos (como sempre) porque voto na escola que estudei no ginásio e falaremos sobre como estamos. Despediremo-nos e de lá sairei para almoçar. Será uma tarde divertida com cinema e pipoca, ou outra coisa qualquer, e dormirei tranquila, nem me lembrando PORQUE VOTEI. 

Por isso, só cantando no último volume para ver se resgato ainda um pouco de coragem e rebeldia !




Porrada

Titãs Composição: Arnaldo Antunes / Sérgio Britto Nota dez para as meninas Da torcida adversária Parabéns aos acadêmicos Da associação Saudações para os formandos Da cadeira de direito A todas as senhoras Muita consideração... Porrada! Nos caras Que não fazem nada...(2x) Medalhinhas Para o presidente Condecorações Aos veteranos Bonificações Para os bancários Congratulações Para os banqueiros... Porrada! Nos caras Que não fazem nada...(2x) Distribuição de panfletos Reivindicação dos direitos Associação de pais e mestres Proliferação da espécie... Porrada! Porrada! Porrada! Porrada! Nos caras Que não fazem nada...


Um comentário:

Micheliny Verunschk disse...

eu já falei que gosto muito, muito de você, comadre?