quarta-feira, 8 de setembro de 2010

As bibliotecas insaciáveis



CONVOCATÓRIA


Com o tema As bibliotecas insaciáveis, o Simpósio Internacional de Literatura Argentina em seu Bicentenário convida a pensar a produção literária, ensaística e crítica do país vizinho na perspectiva do marco de celebrações dos dois séculos de sua história. A imagem de Bibliotecas insaciáveis aponta a caracterizar a convergência e a tensão das tradições que se entrecruzam na Literatura Argentina desde os primeiros movimentos de sua gestação, no século XIX, passando por sua esplêndida expansão no século XX, até chegar ao presente como ampla fonte de possibilidades para o futuro.

A Literatura Argentina se desdobra em bibliotecas insaciáveis nas que os textos que foram se reunindo ao longo de dois séculos demandam insistentemente novas leituras, sempre outras a cada vez. A imaginação criadora de suas narrações ficcionais e de suas invenções poéticas se trama indissoluvelmente com a reflexão especulativa de sua escritura ensaística. Essas são suas dimensões constitutivas. Elas se entrecruzam colocando à prova os limites de qualquer taxonomia classificatória. As confrontações sociais, os debates intelectuais e políticos, as diversas problemáticas da existência atravessada pelas circunstâncias históricas, inscritas nos textos literários dessas Bibliotecas, aparecem marcadas por uma atitude frente ás culturas canônicas que mescla conhecimento e desvio, o que outorgou á Literatura Argentina um perfil próprio e inconfundível.

A chamada do Simpósio Internacional de Literatura Argentina em seu Bicentenário é uma proposta para que pesquisadores brasileiros e estrangeiros pensem e discutam o papel da Literatura Argentina no cenário dos debates teóricos, éticos, sociais e políticos, em relação tanto com a importância que tem no âmbito latino-americano como sua projeção universal.

O Simpósio contará com a participação de convidados estrangeiros e nacionais e uma Comissão designada pelos organizadores escolherá os melhores trabalhos daqueles que desejem participar como expositores durante o evento. Comissão Organizadora: Raul Antelo, Liliana Reales, Roberto Ferro, Felipe Soares, Jorge Wolff e Jair Tadeu da Fonseca.

Acompanhe tudo AQUI

Nenhum comentário: