sábado, 22 de maio de 2010

Grafias Urbanas


Bruno Zeni e Simone Paulino (há tempos não os vejo por aí) !

Bora lá, prestigiar.

A proposta de Grafias urbanas: antologia de contos contemporâneos, lançamento da Editora Scipione, é apresentar olhares diversos de escritores contemporâneos para a vida urbana. São dez textos inéditos que demonstram uma forte inquietação criativa e, ao mesmo tempo, sensibilidade e atenção para os problemas da nossa realidade, constituindo uma amostra importante da produção literária atual.

Organizada pelo editor Adilson Miguel, a antologia reúne escritores de destaque na literatura brasileira contemporânea. São novos olhares sobre um tema que já tem tradição na nossa literatura, mas que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário atual, visto que já são quase 80% dos brasileiros vivendo em cidades. “Mais do que retratar nossas mazelas, o que parece nortear os escritores é o desejo de expor o fracasso de um conceito de modernização que vê a cidade como padrão civilizatório”, afirma o organizador na apresentação do livro.

Os contos trazem histórias sobre tipos bastante variados: jovens de condição humilde que aspiram a uma vida melhor; gente de classe média que vive a cidade como um lugar de prazer, realização e medo; pessoas que tentam lidar com a violência, a desigualdade e os diferentes caminhos urbanos de nosso tempo. São traficantes, novos ricos, presidiários, moradores de rua, crianças, jovens e adultos de classe média, todos protagonizando contos impactantes e inventivos.

Segundo Ana Paula Pacheco, professora de teoria literária da USP que assina a orelha do livro, “apreender e entender o tempo presente são aspirações máximas, partilhadas pela literatura séria e pelo leitor crítico. O leitor desta antologia encontrará uma literatura de fato interessada pelo presente, com todos os riscos que isso implica”.

Além de confirmar a preocupação dos escritores contemporâneos com os problemas que atingem as nossas cidades e, por extensão, o nosso país, os contos de Grafias urbanas são ótimos exemplos do mais autêntico exercício de criação literária.

O volume conta ainda com um projeto gráfico especial da Rex Design e duas variações de capa, elaboradas com fragmentos de fotos de uma instalação do artista plástico Zezão, que remetem à estética do grafite, dos cartazes de rua e da diversidade visual urbana.

Nenhum comentário: