terça-feira, 11 de agosto de 2009

Programação Hora H


Casa das Rosas
Sexta-feira, 14 de agosto

16h – Exibição de Galáxia Haroldo
Documentário que apresenta leituras, canções e vídeos em homenagem a Haroldo de Campos. Conta com a participação de Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Giulia Gam, entre outros. A direção é de Walter Silveira e a trilha sonora e direção musical sonora são assinadas por Cid Campos e Lívio Tragtenberg.


20h – Abertura oficial do evento
Conversa com Décio Pignatari

Décio Pignatari, criador do poema-código e semiótico, é um dos principais nomes da Poesia Concreta. Fundou, em 1952, o “Grupo Noigandres”, com Augusto de Campos e Haroldo de Campos. Participou do lançamento oficial da Poesia Concreta na “Ia Exposição Nacional de Arte Concreta”, no MAM-SP e no saguão do MEC-RJ. Publicou, em 1958, o Plano-Piloto para Poesia Concreta, em coautoria com Augusto de Campos e Haroldo de Campos, em Noigandres n.4. Nas décadas seguintes, traduziu várias obras em francês, inglês e russo. Foi um dos criadores da editora e da revista Invenção, lançada em 1962 como veículo da Poesia Concreta. Em 1964, lançou o Manifesto do Poema-Código ou Semiótico, com Luiz Angelo Pinto. Foi membro-fundador da Associação Internacional de Semiótica, em Paris, em 1969. Nas décadas de 1980 e 1990, colaborou em diversos periódicos, entre os quais a Folha de S.Paulo, e foi professor de Semiótica e Comunicação da FAU-USP. Publicou vários livros de ensaios, entre eles, Cultura Pós-Nacionalista (1998). Sua obra poética inclui os livros Carrossel (1950), Exercício Findo (1958), Poesia pois é Poesia (1977), Poesia pois é Poesia, 1950/1975, e Poetc, 1976/1986 (1986). Em 2009, publicou Bili com Limão Verde na Mão, pela Cosac Naify.


22h – Recital “Antologia Sincrônica”
Uma série de oralizações – a serem realizadas por Giulia Gam, Frederico Barbosa, Horácio Costa, Ivan de Campos, Marcelo Tápia, João Bandeira e Omar Khouri – de poemas de diversos autores que, sabidamente, seriam parte integrante da Antologia Sincrônica da Língua Portuguesa, obra apenas esboçada por Haroldo de Campos.


Sábado, 15 de agosto

16h – Conversa com Carlos Ávila
Carlos Ávila nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1955; é poeta e jornalista. Publicou os livros de poemas: Aqui & Agora (Edições Dubolso, 1981), Sinal de Menos (Tipografia do Fundo de Ouro Preto, 1989) e Bissexto Sentido (Perspectiva, 1999), e o livro de ensaios Poesia Pensada (7Letras, 2004), além de duas plaquetes: LOA – aos pequenos lábios (Edições Civilização Arcaica, 1999) e Obstáculos (Memória Gráfica, 2004). Está presente em diversas antologias no Brasil e no exterior, entre elas, Nothing the sun could not explain (20 Contemporary Brazilian Poets), publicada nos Estados Unidos, e Brésil: nouvelles générations, publicada pela revista francesa Action Poétique.


18h – Conversa com Luiz Costa Lima
Professor do Instituto de Letras da UERJ e do Departamento de História da PUC-RJ. Escreveu mais de vinte livros dedicados à teoria e à crítica literária. Em 2007, foi agraciado com o prêmio Jabuti por História. Ficção. Literatura (Companhia das Letras, 2006). Seu mais recente trabalho é Controle do Imaginário & a Afirmação do Romance (Companhia das Letras, 2009), no qual analisa obras como Dom Quixote, Moll Flanders e Tristam Shandy.

20h – Lançamento e recital do livro Entremilênios, de Haroldo de Campos
O recital será centrado em poemas do livro Entremilênios e contará com a presença de Giulia Gam, Frederico Barbosa, Horácio Costa, Ivan de Campos, Marcelo Tápia, João Bandeira, Donny Correia, Lúcio Agra, Omar Khouri.

22h – Show de Arrigo Barnabé
Espetáculo de Arrigo Barnabé, acompanhado por Paulo Braga (teclados) e Sérgio Espíndola (violão e voz). O show Caixa de Ódio é baseado em repertório de Lupicínio Rodrigues e inclui temas como “Jaguadarte”, parceria com Augusto de Campos.


Domingo, 16 de agosto

14h – Conversa com Marcelo Tápia
“Haroldo de Campos, transcriador”

A palestra abordará a teoria da tradução poética desenvolvida por Haroldo de Campos, seus fundamentos e referências, e utilizará exemplos de sua obra tradutória para identificação de procedimentos característicos de sua proposta para transcriação de poesia.

16h – Conversa com Lívio Tragtenberg
“Tecnologia musical, pra quê?”

A palestra tratará, por meio de exemplos em imagens e sons, de novas situações, estratégias e formatos de criação, execução e produção sonora e musical no ambiente multimídia e digital. As diferentes tecnologias são abordadas com exemplos ao vivo e discutidas com a participação do público. Um workshop que busca também a reflexão crítica com relação ao ambiente digital de hoje.

18h – Conversa com Lúcio Agra
“I’m not book nº 3.0”

Palestra performática, em que Lúcio Agra apresenta poemas e leituras por meio de recursos de som e imagem extraídos de antigos notebooks.

20h – Show de Cid Campos
“Poesia é risco no lago da palavra”
Convidados especiais: Alberto Marsicano (sitar) e Edvaldo Santana (violão e voz)

No repertório do espetáculo, músicas de autoria de Cid Campos e parcerias com os poetas Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Ronaldo Azeredo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Walter Silveira e outros. Trata-se de um mix de seus três CDs: Poesia é Risco, em parceria com Augusto de Campos, No Olho do Lago e Fala da Palavra. Entre as músicas, estão: “Crisantempo” (Cid Campos/Haroldo de Campos), “Máximo Fim” (Cid Campos/Arnaldo Antunes) e “O Verme e a Estrela” (Cid Campos/Pedro Kilkerry). Como convidados especiais, Edvaldo Santana e Alberto Marsicano, que apresentarão músicas de seus repertórios. O espetáculo conta também com projeções em DVD das animações de poemas criadas por Augusto de Campos, Walter Silveira e Sérgio Zeigler, com intervenções ao vivo e criações visuais de Marília Rubio e Sala 28.

Cid Campos: voz, violão midi, computer; Felipe Ávila: violão, guitarra; Rogê: baixo; Gustavo Souza: bateria e percussão.

Data da temporada: De 14/08/09 a 16/08/09

Nenhum comentário: