quinta-feira, 24 de julho de 2008

The Jane Austen Book Club

O clube de leitura de Jane Austen

Na locadora, parecia bobo. Em casa, causou conflito. Ver ou não ver, eis a questão. Acordei sábado de manhã pra ver. A idéia do clube de leitura me fisgou desde o princípio, sempre quis fazer algo assim. Não performático, cheio de holofotes e de platéia. Mas, algo íntimo, tão pessoal quanto segredo entre amigos.

Nunca li Jane Austen, assisti todos os filmes adaptados, mas nunca senti vontade de ler livros chamados Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, etc, etc. (embora, o Sr Darcy tenha um charme digno de leitura ao pé da cama!)

O filme do clube ganhou o meu respeito pela simplicidade e agora quero ler Jane , conhecer melhor esta inglesa (1775-1817), que segundo os tablóides antigos é quase tão famosa como o grande mestre Shakespeare.

Não é filme para eternidade, longe disto, sessão pipoca é perfeito. Sem pirotecnias, sem grandes dramas reais, sem grandes astros. A idéia sim , é a grande sacada do filme: um clube de amigos que se debruçam sobre determinado autor.

Não é filme de grandes atuações e vale o crédito pelos personagens leves. Para mim, serviu de apontamento para buscar um pouco mais de Austen, descobrir seus personagens escritos e os sentimentos neles contidos.

Quem quiser formar um Clube de Leituras, é so me chamar que eu vou.

ps.detalhe para o belo figurino da professora de línguas Prudie (Emily Blunt). Irresistivelmente delicado, sereno e elegante (quero pra mim!)

Elenco: Emily Blunt, Hugh Dancy, Maria Bello, Kevin Zegers, Maggie Grace, Amy Brenneman, Nancy Travis, Marc Blucas, Kathy Baker.
Direção: Robin Swicord
Gênero: Drama
Sinopse: Hoje em dia, o interior da Califórnia pode estar bem distante da regência inglesa, mas algumas coisas nunca mudam. Nós continuamos um tanto preocupados com as complexidades do casamento, da amizade, relacionamentos românticos, posição e boas maneiras e muito mais assim como foi Jane Austen em meados de 1800. O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN revela a vida de um grupo de amigas nos tempos de hoje através do mordaz ponto de vista de sua heroína literária.Seis membros do clube do livro, seis livros de Austen, seis histórias entrelaçadas durante seis meses no moderno e ocupado cenário de Sacramento, onde a cidade e o relaxado subúrbio encontram a beleza natural. Enquanto as histórias contemporâneas nunca tenham sido parecidas com as de Austen, as cinco personagens encontram semelhanças, prognósticos, sabedoria e conselhos sobre suas próprias trajetórias em meio as narrativas de Austen.

2 comentários:

Micheliny Verunschk disse...

Quero assistir e quero o clube e, mesmo sem ter visto, quero o figurino da professora também :)

Micheliny Verunschk disse...

Podíamos ir ensaiando com um clube virtual e quando se findasse uma série de autores, começaríamos outra até que, enfim, eu estivesse de mudança praí.

O que acha?

Sei que é louco. Mas pode dar certo. Ou ao menos ser divertido.

Chamaríamos alguns amigos (seus e meus) para a empreitada virtual. Alguns ficariam na versão real. Outros, pela distância, não...

Mas, como fazer?