domingo, 28 de março de 2010

Menas, existe.




Um amigo antigo (que já morreu) me contou no século passado (que não está tão longe assim), quando eu ainda me prendia à língua aprendida na sala de aula (que já faz décadas) que a palavra MENAS existia. Não acreditei, demorei para entender e ele me provou o que tá escrito no banner acima.


Se alguém usou uma palavra, ela existe. Não importa que o dicionário não aponte, não reconheça. A língua falada, não formal, é tão real quanto a que aprendemos como "correta". Ainda tá com dúvida ? Passa lá no Museu da Língua, pra destravar o cérebro.

* * *

Sob o título Menas, a exposição, interativa, divertida e, sobretudo, provocativa, aproximará ainda mais o museu de seu grande público, segundo o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini. "A intenção é mostrar os principais fatores que nos levam a fugir da norma culta do idioma e reforçar a ideia da existência e pertinência dos vários padrões de linguagem que devem, ou deveriam, ser dominados por todos, criando verdadeiros usuários poliglotas de uma só língua, no caso, a portuguesa".


A visita começa na gare (estação de trem) da Estação da Luz, antes de o visitante passar pela bilheteria do museu. Em 30 banners estarão grafadas diversas frases com erros ortográficos registrados no português popularmente falado no Brasil. Essa instalação receberá o título Portas Abertas e, de acordo com os curadores, tem o objetivo de deixar o visitante "com a pulga atrás da orelha". Este será o passaporte para o que ocorrerá no local, durante a exposição que terá cerca de 450 metros quadrados, com outras instalações para enumerar os "erros" linguísticos mais comuns.

Veja também outros conteúdos no blog: www.menas.com.br.

de terça a domingo das 10h às 17h.
até 27 de junho.
R$6 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira do ano e documento de identidade pagam meia-entrada.
Crianças com até 10 anos, idosos a partir de 60 e professores da rede pública não pagam ingresso.

Museu da Língua Portuguesa
Parque da Luz, S/Nº - Luz
11 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Via Uia!

Nenhum comentário: